| 20/07/2006 20h12min
A VarigLog, nova dona da Varig, decidiu suspender todos os vôos nacionais e internacionais, com exceção da ponte aérea Rio-São Paulo. A medida foi a primeira tomada após a venda em leilão nesta quinta-feira.
Segundo a companhia, os passageiros que têm vôos nacionais e internacionais cancelados deverão ser acomodados em outras empresas. A transferência seguirá os procedimentos do plano de contingência da Agência Nacional de Aviação (Anac). Sob nova gestão, a Varig decidiu aumentar, a partir de amanhã, seus vôos na rota Rio-São Paulo. O número de vôos diários da ponte aérea aumenta de 10 para 36.
Segundo os novos responsáveis pela companhia aérea, a suspensão da maioria de seus vôos será gradualmente revista a partir de 28 de julho. A empresa não detalhou o plano de retomar os destinos suspensos.
O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Antônio Carlos de Avelar Bastos, afirma que a venda da Varig para a Varig Log pode ser anulada. Ele ressalta que a empresa Volo, dona da Varig Log, excede o percentual de capital estrangeiro permitido pela legilação brasileira.
O sub-procurador considera remota a possibilidade dos credores da Varig questionarem a venda da empresa aérea. Bastos lembra que o leilão foi realizado com a concordância desse grupo. Ele destaca que, em tese, qualquer cidadão brasileiro pode questionar o leilão.
RÁDIO GAÚCHA