| 14/07/2006 16h23min
A Justiça italiana anunciou nesta sexta a punição para os times envolvidos no escândalo de manipulação de arbitragens e de transferência de jogadores investigado desde maio. Juventus, Lazio e Fiorentina foram rebaixadas para a Série B do Campeonato Italiano. O Milan escapou do rebaixamento, mas ficará proibido de disputar a edição 2006/2007 da Liga dos Campeões da Europa.
Principal envolvida no caso, a Juventus teve o seu último título italiano cassado e terá que disputar a Segunda Divisão a partir desta temporada. Além disso, o time de Turim começará a competição com 30 pontos negativos e perderá a vaga na Liga dos Campeões da Europa. O scudetto da última temporada, conquistado pela Juve, ficará vago.
Lazio e Fiorentina também tiveram punições semelhantes a da Juventus. Perderam suas vagas nas copas européias (Uefa e Liga dos Campeões, respectivamente) e também começarão a Segunda Divisão italiana com pontuação negativa: a Fiorentina com menos 12 pontos e a Lazio com menos sete.
Também envolvido no escândalo, o Milan recebeu uma punição mais branda, mas também perdeu sua vaga na Liga dos Campeões. O time dos brasileiros Dida, Cafu, Kaká e Serginho permanecerá na elite do futebol italiano, mas começará a próxima edição da competição com 15 pontos negativos.
Com a decisão, outras três equipes italianas terão o privilégio de disputar a Liga dos Campeões. Quinta colocada no último nacional, a Roma entrará diretamente na fase de grupos, bem como a Internazionale, terceira colocada. Chievo (sétimo) e Palermo (oitavo) entrarão na terceira fase preliminar, enquanto Livorno, Empoli e Parma ficarão com as vagas na Copa da Uefa.
GAZETA PRESS