| 12/07/2006 14h40min
O advogado francês Méhana Mouhou disse hoje que pedirá que o quarto árbitro da final da Copa do Mundo entre Itália e França, o espanhol Luis Medina Cantalejo, esclareça à Justiça francesa se viu a agressão de Zinedine Zidane pelo sistema de vídeo.
– O objetivo final é anular o jogo caso o quarto árbitro tenha tomado a decisão graças a uma ferramenta ilegal, como o recurso do vídeo – declarou Mouhou, membro do colégio de advogados de Paris e Ruán (norte).
Além disso, ele afirmou que em poucos dias pedirá ao Tribunal de Grande Instância de Paris que tome o depoimento de Medina Cantalejo e de toda pessoa útil para determinar a verdade sobre a expulsão de Zidane.
Na final do Mundial, na qual a França perdeu na disputa de pênaltis para a Itália, Medina Cantalejo informou ao juiz principal da cabeçada do meia francês no zagueiro italiano Marco Materazzi, o que levou à expulsão do craque francês.
A Fifa declarou que o juiz espanhol tomou a decisão ao vivo e iniciou uma investigação disciplinar sobre a agressão de Zidane.
Mouhou tem a intenção de apresentar o recurso em representação de vários clubes de futebol e de um grupo de associações da área dos direitos humanos, embora não tenha revelado o nome de seus clientes.
Além disso, ele afirmou que recorrerá à Justiça francesa em vez da Fifa ou do Tribunal de Arbitragem do Esporte, pois pretende que o juiz procure a prova.
AGÊNCIA EFE