| 25/06/2002 14h28min
Foi assinado nesta terça-feira, dia 25, o aviso do lançamento do edital para as obras de duplicação do trecho Sul da BR-101, que liga Palhoça, em Santa Catarina, a Osório, no Rio Grande do Sul. O edital deve ser publicado no Diário Oficial da União na próxima sexta-feira, dia 28, e a partir de 16 de julho as empresas interessadas poderão ter acesso às informações sobre a obra. A previsão do Ministério dos Transportes é de que os trabalhos comecem entre o final de 2002 e o início do ano que vem.
A solenidade de assinatura do aviso de lançamento do edital ocorreu no município catarinense de Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, e contou com a presença do Ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Souza, e do diretor do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Francisco Silva Marcos. O secretário catarinense dos Transportes, Marcos Brusa, e o presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, Sérgio Zambiasi (PTB), participaram do ato.
O trecho da BR-101 integra a Rodovia do Mercosul e irá interligar em pista dupla as regiões Sul e Sudeste, que concentram quase 80% do Produto Interno Bruto (PIB) e respondem por mais de 90% das exportações brasileiras. Atualmente, o fluxo diário de veículos na região é estimado em 20 mil veículos. A pavimentação existente foi concluída em 1971. Apenas no ano passado, foram registrados 1.726 acidentes, com 114 mortes e 1.376 feridos.
A obra de duplicação prevê a construção de uma nova pista paralela à atual. A antiga será restaurada e separada da nova por uma barreira de concreto. Serão 348 quilômetros de duplicação e restauração. O maior trecho está em Santa Catarina, com 248,5 quilômetros. Estão previstas ainda pistas com traçado independente na transposição do Morro dos Cavalos e no Morro Agudo, na Travessia do Rio Cabeçudas e Tubarão.
Já no Rio Grande do Sul, serão 99,5 quilômetros, incluído a construção de desvio no município de Maquiné, que inclui um túnel na localidade de Morro Alto. Com este novo traçado, o percurso na BR-101 gaúcha será reduzido em 11 quilômetros. O trecho Sul contará ainda com cinco túneis, três em território gaúcho e dois em Santa Catarina.
O prazo de execução das obras é de três anos.
• Conheça melhor o processo de duplicação da BR-101