| 09/06/2006 12h
A organização da Copa do Mundo da Alemanha inovou. Pela primeira vez nos 100 anos da Fifa, todos os campeões do mundo ainda vivos estiveram no palco da abertura do Mundial. Foram 158 astros do futebol. O Brasil, é claro, teve o maior número de integrantes pelos cinco títulos conquistados. Pelé também estava lá. O Rei entrou no estádio com a taça da Copa do Mundo nas mãos ao lado da modelo alemã Claudia Schiffer.
Após a entrada de todos os campeões do mundo, uma tela mostrou cenas da torcida durante Copas passadas. Logo depois, o suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, o presidente alemão, Horst Kohler, e o presidente do comitê organizador, o ex-jogador da Alemanha Franz Beckenbauer, entraram e anunciaram o começo da maior competição de futebol do mundo. Foi apresentada na seqüência a música do torneio, composta pelo alemão Herber Gronemayer, em suas versões em alemão e inglês.
A festa foi marcada por muitos elementos da tradição bávara, como os típicos trajes de couro. Foram apresentados também elementos de todas as partes do mundo com vestidos tradicionais dos cinco continentes.
O gramado foi logo depois desocupado para o início da partida entre a anfitriã Alemanha diante da Costa Rica, às 13h (horário de Brasília).