| 07/06/2006 13h35min
Mesmo derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 0, o time júnior do Figueirense garantiu sua vaga nas oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro Sub-20, que está sendo disputado no Rio Grande do Sul. O curioso é que a classificação veio do modo mais improvável: pelo número de cartões amarelos.
O alvinegro seguiu adiante por ter sido um dos quatro melhores segundos colocados, entre todos os grupos. A questão é que o time de Florianópolis terminou empatado com o São Caetano em vários critérios de desempate, como número de pontos, de vitórias, saldo de gols, gols marcados e cartões vermelhos.
O desempate definitivo veio apenas no número de cartões amarelos recebidos pelos jogadores do time durante a competição: cinco, contra oito do Azulão.
Além disso, o Figueira ainda contou uma ajuda de outros adversários. Em um dos resultados paralelos que lhe beneficiou, o Goiás derrotou o Flamengo. No outro, torcia para que o Guarani não derrotasse o Vitória. O Bugre vencia por 3 a 1 até os 35 minutos do segundo tempo, mas sofreu o empate.
Na próxima fase, o Figueirense enfrenta o Goiás, na quinta-feira, às 13h, no Estádio João Martins, em Santana do Livramento. Os outros jogos das oitava-de-final são Bahia x Vitória, Corinthians x Cruzeiro, Grêmio x Atlético-MG, Vasco x Portuguesa, Santos x Palmeiras, São Paulo x Paraná e Internacional x Remo.