| 25/05/2006 22h30min
O Grêmio derrotou o Goiás por 2 a 0, nesta quinta, no Estádio Olímpico, e deixou as últimas posições no Brasileirão 2006. Os gols foram marcados por Marcelo Costa e Ramón, ainda na primeira etapa.
Com o resultado, o time gremista abandona a zona de rebaixamento e começa a beliscar uma posição entre os que se classificam para a Copa Sul-Americana em 2007. No momento, é o 12º colocado com oito pontos ganhos. O Goiás permanece com 11.
Depois de uma série de maus resultados dentro do Brasileirão, a pegada gremista, que se tornou famosa no país inteiro depois dos dois jogos decisivos pelo Gauchão, voltou diante do Goiás. O time de Mano Menezes não deu chances para a equipe de Antônio Lopes nos primeiros 45 minutos de partida e conseguiu abrir a vantagem de 2 a 0 no placar antes mesmo do intervalo.
Ricardinho, Hugo e Ramón, os três jogadores mais avançados do Grêmio marcavam implacavelmente a saída de bola do time goiano e não permitiam que o adversário armasse sua saída com tranqüilidade para o ataque. Os dois laterais preocupavam-se em primeiro lugar com a defesa. Lucas e Sandro Goiano, que eram responsáveis em dar ajuda aos zagueiros na marcação à frente da área, foram os dois melhores jogadores em campo. E foi por aí que o Grêmio começou a construir sua vitória no Estádio Olímpico.
Com uma forte solidez defensiva, o meio-campo gremista conseguiu dar a qualidade necessária para o time chegar aos gols. O primeiro saiu depois de jogada pela esquerda de Wellington, aos 31 minutos. O lateral levantou na área e achou Marcelo Costa completamente sozinho à frente de Harlei para abrir o placar a favor do Grêmio. O segundo saiu pelo outro lado, aos 44. Ramón tabelou com Alessandro dentro da grande área e tocou na saída do goleiro para ampliar o marcador.
O Goiás pouco ameaçou o goleiro Galatto. O único chute a gol durante toda a primeira metade do duelo só aconteceu aos 24 minutos. Romerito dominou na entrada da área e soltou a bomba, que saiu pela lado da meta gremista.
O segundo tempo foi no mesmo ritmo da etapa inicial. Os jogadores gremistas não davam espaços para os meias do Goiás respirarem e eles pouco conseguiam contribuir para a evolução da equipe. A diferença foi que o Grêmio abdicou completamente de agredir os goianos, possibilitando algumas investidas perigosas do adversário.
Aos 27 minutos, Danilo Portugal recebeu de Nonato dentro da grande área e Evaldo salvou o Grêmio com um carrinho certeiro desviando a bola antes que ela chegasse até o gol.
A melhor chance dos donos da casa na segunda parte do jogo veio com Hugo. Ramón levantou da direita na cabeça do meia-atacante. O arremate saiu sem força e Harlei caiu para catar firme.
A vitória do Grêmio sobre o Goiás quebrou um tabu que durava quase dez anos. A última vez que o Tricolor conseguiu superar os goianos foi na semifinal do Brasileirão em 2006, por 3 a 1, no Serra Dourada.
O Grêmio volta a enfrentar um adversário fora de casa na próxima rodada. O time vai até o Parque Antártica pegar o Palmeiras, no próximo domingo, às 18h10min.
VINICIUS REBELLO