| 25/05/2006 22h22min
O Inter venceu o Corinthians por 1 a 0 na noite desta quinta, no Morumbi, pelo Brasileirão 2006. Tinga, que no ano passado sofreu o pênalti que o juiz Márcio Rezende de Freitas não deu, marcou o gol de vitória que lavou a alma colorada e manteve o time gaúcho entre os líderes do Nacional.
Foi a primeira vez que Inter e Corinthians se enfrentaram depois daquele 1 a 1, com pênalti não marcado sobre Tinga, pelo campeonato em que as duas equipes disputavam o título palmo a palmo. Naquele ano, marcado pelo escândalo na arbitragem protagonizado por Edílson Pereira de Carvalho, deu Corinthians. Mas nesta noite, deu Tinga.
O volante, que voltou depois de 37 dias afastado por lesão muscular, foi dúvida durante toda a semana por seu condicionamento físico. Iniciou a partida sabendo que não iria jogar os 90 minutos. Mas quando saiu carregado pelo carro-maca, aos 28 minutos do segundo tempo, já tinha cumprido a sua função. Marcou o gol da vitória, aos 12 minutos de partida. Na comemoração, ajoelhou-se no gramado, olhou para o céu e agradeceu.
Os reservas do Corinthians, no primeiro tempo, realmente não foram páreo para o Inter. Muito mais organizados, os colorados atacavam mais. Tudo bem que contaram com uma grande ajuda da defesa corintiana, que estava perdida em campo.
A falha colorada estava no placar, por não ter ampliado o escore. A tática paulista, de cavar faltas para Marcelinho Carioca cobrar, deu certo. Nas poucas oportunidades, o ‘velhinho’ se mostrou fora de forma e não levou muito perigo ao gol de Clemer.
O segundo tempo foi mais movimentado, com ataques e contra-ataques em intervalos menores que um minuto.
Aos oito minutos, um lindo lance de Alex. Ele recebeu na meia-esquerda, ajeitou e mandou uma bomba em direção ao gol. A bola ia no ângulo esquerdo de Sílvio, que fez grande defesa.
Porém, no decorrer da etapa, o Inter recuou, se posicionou no seu campo de defesa e assistiu o Timão jogar. Aí o destaque foi o goleiro Clemer. Aos 41 minutos, inclusive, ele fez grande defesa no chute de Eduardo Ratinho, que pegou a bola depois de um erro de Fabiano Eller na intermediária e se livrou da marcação.
A vitória fora de casa mantém o Inter entre os líderes do Brasileirão por pontos. Tem os mesmos 16 de Cruzeiro – próximo adversário – e Fluminense, mas perde no saldo de gols. A exemplo do que fez no ano passado, o time do Beira-Rio traça um objetivo de cada vez. Nesta rodada, segundo declarações da diretoria durante a semana, era manter-se entre os líderes. E segundo declarações da torcida colorada, era a revanche pelo vice no Brasileirão do ano passado.