| hmin
Os campos de exploração de petróleo Coral e Estrela do Mar, da Petrobras, localizados a aproximadamente 180 quilômetros da costa de Navegantes, no Litoral Centro-Norte do Estado, deverão entrar em operação na segunda quinzena de setembro. A implantação, segundo o gerente de comunicação da Unidade de Negócios da Petrobras em Itajaí, Eduardo Teixeira Leite, continua a todo vapor. A Petrobras vai investir na operacionalização dos dois campos US$ 100 milhões.
O gerente-geral da Unidade de Negócios da Petrobras em Itajaí, Luiz Amaury Rediguiere, que participa de um workshop no Rio de Janeiro até sexta-feira, disse que no pique da produção do empreendimento Coral e Estrela do Mar, em 2004, a estimativa é atingir 20 mil barris/dia nos quatro poços de petróleo. Os três poços de petróleo do campo Coral deverão iniciar a produção no fim de setembro. Um ano depois, em 2003, deverá entrar em operação o único poço de Estrela do Mar.
O projeto Estrela do Mar e Coral está sendo desenvolvido em parceria pelo consórcio: Petrobras, que detêm 35% do negócio, Construtora Queiroz Galvão, com 30%, Coplex, com 27,5% e a Starfish, com 7,5%. O campo de Coral fica a cinco quilômetros ao Norte do Campo de Caravela, que por sua vez está localizado a 180 quilômetros de Navegantes. A audiência pública, segundo Teixeira Leite, que inicialmente estava prevista pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para início de junho, foi adiada para final de julho.