| 02/06/2002 15h35min
Terminou por este ano a luta do brasileiro Gustavo Kuerten pelo tetracampeonato no saibro de Roland Garros – segundo Grand Slam do ano que está sendo disputado em Paris, na França. Neste domingo, dia 2 de junho, em partida válida pelas oitavas-de-final, Guga foi surpreendido e perdeu para o espanhol Albert Costa por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 7/5 e 6/4. Nas quartas-de-final, Costa vai enfrentar o argentino Guillermo Cañas, que também surpreendeu neste domingo ao derrotar o número 1 do mundo, o australiano Lleyton Hewitt, por 3 sets 1, parciais de 6/7 (1/7), 7/6 (15/13), 6/4 e 6/3 em quase quatro horas de jogo.
O favoritismo absoluto de Guga não foi o suficiente para vencer, na tarde nublada de domingo, o último jogo do dia na quadra Philippe Chartrier – a mais importante do complexo de Roland Garros. O atual campeão e cabeça-de-chave número 7 do torneio teve o serviço quebrado logo no segundo game e viu Costa abrir 3/0 sem marcar um ponto sequer no saque do espanhol. Sofrendo para confirmar seu serviço, Guga surpreendeu ao esboçar uma reação de devolver a quebra no sétimo game, empatando o set. No 10º game, entretanto, a casa desabou: Costa teve um triplo set point com Guga sacando em 4/5 e fechou a parcial na segunda chance.
No segundo set, Costa seguiu com a bela atuação e foi o único a ter chances de quebra. Guga segurou o quanto pôde as investidas do espanhol, mas cedeu logo quando não podia: em um break point que era também set point para Costa, que fechou em 7/5. A terceira parcial era crucial para a permanência de Guga na partida e na luta pelo tetra. O catarinense, mais uma vez, suou para segurar o empate apesar dos muitos erros não-forçados e duplas faltas e das poucas jogadas vencedoras a seu favor. No fim, Costa repetiu o set anterior e fechou o jogo em 6/4, novamente com um match point no saque de Guga.
• Confira aqui a chave masculina de simples do Grand Slam