| 31/05/2002 10h07min
O brasileiro Gustavo Kuerten garantiu uma vaga nas oitavas-de-final do torneio de Roland Garros – segundo Grand Slam do ano que está sendo disputado em Paris, na França. Nesta sexta-feira, dia 31 de maio, em partida válida pela terceira rodada, Guga derrotou o chileno Fernando Gonzalez por 3 sets a 1, parciais de 6/3, 2/6, 7/6 (8/6), 6/4. Na próxima rodada, Guga pega o vencedor do confronto entre o italiano Andrea Gaudenzi e o espanhol Albert Costa.
A partida foi equilibrada na relação entre winners (jogadas vencedoras) e erros não-forçados. Gonzalez acertou bem mais, mas também errou muito mais do que Guga. No fim, o alto número de duplas faltas para o chileno e a incrível marca, para um jogo no saibro, de 20 aces para Guga foram determinantes para a vitória do brasileiro, que também soube se impor nos momentos cruciais do jogo: em nove oportunidades, conseguiu três quebras de serviço, enquanto o chileno teve o mesmo número de quebras em 14 break points.
O início do jogo foi tranqüilo para Guga, que com calma salvou três break points no quarto game para entrar com moral na parcial seguinte e vencer no saque de Gonzalez. Já com a vantagem, Guga precisou apenas de um set point novamente no serviço do chileno para fechar em 6/3. No segundo set, Gonzalez reagiu e quebrou o saque de Guga logo no primeiro game, repetindo a dose no quinto e sacando em seguida para abrir 5/1. O set terminou em 6/2 para o chileno.
No terceiro set, com ambos os jogadores abusando das jogadas defensivas, as quebras não vieram e a decisão foi para o tiebreak. Novamente Guga começou a parcial decisiva perdendo seu saque, mas se recuperou e venceu por 8/6. O set seguinte começou como o segundo, mas dessa vez foi Guga quem venceu no serviço de Gonzalez logo no primeiro game. O brasileiro manteve a vantagem, mas, quando sacava em 5/3 para vencer o jogo, permitiu que Gonzalez fizesse 5/4. Mostrando a raça que já o levou a três títulos em Roland Garros, Guga não se intimidou e fechou o jogo no segundo match point conquistado, com mais uma quebra sobre o chileno.
• Confira aqui a chave masculina de simples do Grand Slam