| 27/05/2002 10h04min
O brasileiro Gustavo Kuerten começou com o pé direito a campanha rumo ao tetracampeonato no torneio de Roland Garros, em Paris, na França. Nesta segunda-feira, dia 27 de maio, Guga passou fácil pelo adversário de estréia, o suíço Ivo Heuberger, vencendo por 3 sets a 0, parciais de 7/5, 6/2 e 6/2. Na segunda rodada, o cabeças-de-chave número 7 do Grand Slam no saibro pariense encara o vencedor do confronto entre o austríaco Julian Knowle e o italiano Davide Sanguinetti. A partida deve ocorrer apenas na quarta-feira.
A partida entre Guga e Heuberger foi a segunda do dia na quadra Philippe Chatrier, a principal do complexo de Roland Garros. No primeiro set, o suíço conseguiu manter o jogo equilibrado – sofreu uma quebra de serviço no terceiro game, mas devolveu logo na parcial seguinte – até o 11º game, quando Guga quebrou seu saque pela segunda vez e em seguida sacou para fechar em 7/5.
A partir daí, a partida foi inteira do brasileiro, à vontade como ninguém no saibro em que já conquistou três títulos. No segundo set, Guga foi arrasador, quebrando Heuberger três vezes para fazer 5/0 – o suíço chegou a ficar três games inteiros sem marcar um ponto sequer. Quando sacava para fechar a série, Guga foi surpreendido e perdeu o serviço, mas confirmou o seguinte para fazer 6/2. No terceiro set, o catarinense garantiu a vantagem ao vencer no saque de Heuberger no terceiro game. Em seguida, a partida ficou paralisada por cerca de uma hora devido à chuva que caiu em Paris. Na volta, Guga quebrou mais uma vez o serviço do suíço no quinto game e, no sétimo, ainda se deu ao luxo de desperdiçar um dos três match points até encerrar a partida com mais um 6/2.
• Confira aqui a chave principal masculina de simples