| 24/05/2002 09h47min
O primeiro rival do tenista Gustavo Kuerten no torneio de Roland Garros será o suíço Ivo Heuberger. O sorteio foi na manhã desta sexta-feira, dia 24, na clássica cerimônia no Club des Loges. Guga tenta alcançar o quarto título em Roland Garros, tendo vencido a competição em 1997, 2000 e 2001.
– A estréia é sempre um jogo mais nervoso do que o normal e o principal,
realmente, não é o adversário. Mas, o que está sendo difícil é que não estou acostumado a chegar a Roland Garros sem saber o que esperar de mim.
O tenista catarinense (7º colocado no ranking mundial, que considera os resultados das últimas 52 semanas; e 69º na Corrida dos Campeões, que leva em conta o desempenho na atual temporada) nunca enfrentou o suíço (97º e 116º, respectivamente) de 26 anos, profissional desde 1995. Heuberger não possui nenhum título na carreira e, em 2002, não acumulou boas atuações.
Dos 14 torneios que disputou, ficou na maioria das vezes na primeira ou segunda rodadas. Seus melhores resultados na atual temporada foram a final do challenger no México e as quartas-de-final em Roterdã, na Holanda.
Já Fernando Meligeni (55º no ranking mundial e 47º na Corrida dos Campões) encara o perigoso francês Nicolas Escude (30º e 19º, respectivamente). No único confronto entre os dois, a vitória foi para o francês por duplo 6/4 na estréia do Masters Series de Miami.
O mineiro André Sá (78º no ranking mundial e 88º na Corrida) foi quem pegou o adversário mais difícil. Logo de cara, enfrenta o cabeça-de-chave número 1, o australiano Lleyton Hewitt (1º e 7º, respectivamente), detentor de 14 títulos, entre eles US Open e Masters Cup 2001. Ambos já se enfrentaram e a vitória foi para Hewitt por 6/4 6/1, na Copa Davis, no confronto sobre a grama de Brisbane, na Austrália, em 2000.
Flávio Saretta (85º no ranking mundial e 78º na Corrida) ainda aguarda a definição do adversário, que sairá da etapa qualificatória do Grand Slam Francês. O tenista de Campinas entra embalado na competição em Paris, após ter alcançado a semifinal em St. Poelten, na Áustria, e, assim, garantindo a 72ª colocação no ranking mundial na listagem da próxima semana. Esta é a melhor posição do paulista no ranking em toda a carreira.
Os horários e as datas das partidas dos brasileira ainda não foram definidos pelos organizadores do torneio.