| 22/05/2002 18h01min
Gustavo Kuerten (foto) já está na capital francesa e, nesta quarta-feira, 22 de maio, fez o primeiro treino em Roland Garros, competição que começa na segunda, dia 27. Guga, além de ter vencido o torneio em três ocasiões, entra este ano em Roland Garros como atual campeão, após ter vencido na final de 2001 o espanhol Alex Corretja.
Quase um ano depois após a partida que lhe rendeu tricampeonato, o catarinense voltou ao seu "templo do tênis" e treinou por uma hora e 30 minutos com o técnico Larri Passos. Após alguns dias investindo no preparo físico, Guga e Larri bateram bola na quadra 1, que também tem história na carreira do tenista. Foi nesta quadra, em 1997 – ano em que Guga venceu pela primeira vez o Grand Slam francês – que o brasileiro superou o austríaco Thomas Muster, na terceira rodada da competição.
– Treinamos duro nos últimos dias, a minha força física está melhor a cada dia e continuo sentindo bem a bola na raquete. Tenho certeza de que estamos fazendo um bom trabalho e construindo o nosso caminho aqui – disse o tenista.
Nos próximos dias, Guga, que foi confirmado cabeça-de-chave número 7 do torneio, deve treinar em dois períodos em Roland Garros. Na sexta, dia 24, o brasileiro vai conhecer o seu primeiro adversário e também fará o lançamento da segunda geração das raquetes Head Intelligence, em Paris.
A definição dos cabeças-de-chave do Grand Slam francês leva em consideração a colocação do tenista no ranking mundial (que leva leva em consideração o resultados das últimas 52 semanas) na listagem da semana anterior ao início da competição. A definição de cabeças-de-chave é feita para evitar que os melhores colocados no ranking se enfrentem logo na primeira rodada. Na Corrida dos Campeões (ranking com os resultados de 2002), Guga ocupa 69ª colocação.