| 16/04/2006 17h20min
O brasileiro Ricardo Mello precisou do tie-break, mas conquistou o título do Aberto de Santa Catarina. No final da manhã deste domingo, ele bateu o argentino Diego Junqueira por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 5/7 e 7/6 (7-4). Com o resultado, Mello acaba com um jejum de 15 meses. Seu último título havia sido conquistado em janeiro do ano passado, no Aberto de São Paulo.
Mello não encontrou muitos problemas para vencer o primeiro set, mas acabou permitindo a reação adversária, que conseguiu três quebras para ganhar a parcial seguinte. No set decisivo, Junqueira conquistou um duplo match point, mas o brasileiro não desistiu. O tenista salvou os dois match points e conseguiu recuperar a vantagem para confirmar seu serviço e empatar em 5-5. Em um erro de Junqueira, o brasileiro quebrou o saque adversário no 11º game, mas acabou cedendo uma quebra no game seguinte.
No tie-break, Mello começou melhor, abrindo 2-0 até o início da reação argentina. Junqueira ainda conseguiu marcar quatro pontos, mas com muitas devoluções suas para fora o brasileiro levou a melhor, fechando a parcial em 7-4.
Em sua trajetória até o título, o tenista paulista passou pelo alemão Benedikt Dorsch, pelo sueco Bjorn Rehnquist, pelo argentino Maximo Gonzalez e pelo paulista Flávio Saretta. Responsável pela vitória decisiva na classificação do Brasil à repescagem da Copa Davis, Mello não conquistava um título indivual há mais de uma ano.
GAZETA PRESS