| 27/03/2006 18h
O ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, deve ser o novo ministro da Fazenda, em substituição a Antonio Palocci. A informação foi divulgada pela Globo News.
Mantega recebeu o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pouco antes das 18h. Em nota oficial do Ministério da Fazenda, Palocci pediu na tarde de hoje seu afastamento do cargo. Segundo a assessoria da Fazenda, o ministro encaminhou a Lula uma carta na qual explica razões. Lula teve ontem uma longa conversa com o ministro, na Granja do Torto, e a avaliação foi de que o governo não pode continuar "sangrando em praça pública". O presidente dará uma entrevista coletiva às 19h sobre o caso. A saída de Palocci seria decidida na tarde de hoje pelo presidente e membros da coordenação política após a análise do depoimento do presidente da Caixa, Jorge Mattoso, à Polícia Federal (PF) sobre a quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa. Mattoso chegou por volta das 15h30min à PF e depôs por cerca de duas horas. Mattoso saiu pela garagem, sem falar com a imprensa, e seguiu para o Palácio do Planalto. Ele é suspeito de ter dado a ordem para que funcionários do banco obtivessem o extrato bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, que contradisse o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos.Ex-ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mantega é o atual presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Formado em economia na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, atuou como professor de economia da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.
Mantega ainda fez doutorado em Sociologia do Desenvolvimento na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, com especialização no Institute of Development Countries (IDS) da Universidade de Sussex na Inglaterra em 1977. Depois, foi professor de Economia no curso de mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) de 1984 a 87.
Todos este atributos o ajudaram a ser Diretor de Orçamento e Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo, de 1982 a 1992. Membro da Coordenação do Programa Econômico do PT nas eleições presidenciais de 1984, 1989 e 1998, é Assessor Econômico do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde 1993. Foi ainda um dos coordenadores do Programa Econômico do PT na campanha de 2002.
Autor de dezenas de artigos, publicou quatro livros sobre a economia brasileira. Mantega nasceu em Gênova, na Itália, no dia 7 de abril de 1949.