| 21/03/2006 23h25min
Os melhores nadadores brasileiros na especialidade de travessia em águas abertas estarão competindo neste sábado, na Travessia Parú, a terceira das 14 etapas do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas. São esperados mais de 200 participantes para a prova que acontece na sede do Clube Doze de Agosto, na praia de Jurerê, em Florianópolis.
A prova vale como seletiva oficial para representar o Brasil no Mundial (de 29 de agosto a 3 de setembro) na Itália. A prova terá percurso de 5 mil metros largando da praia às 9h.
Entre os participantes estarão Fábio Lima e Maria da Penha Cruz, a Pepenha, campeões sul-americanos em 2006, além de Luiz Lima e Ana Marcela Cunha, vencedores das duas primeiras etapas (Tapes e Porto Alegre), já realizadas.
O Brasil é hoje uma das maiores forças na modalidade de maratonas aquáticas. A seleção brasileira conquistou recentemente o tricampeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, com o bom desempenho dos nadadores brasileiros na travessia de 10 quilômetros na Praia do Castelo Grande, em Cartagena, Colômbia.
Fábio Lima (2h04min52) e Maria da Penha Cruz, a Pepenha (2h13min43), ficaram com as medalhas de ouro, e Luis Eduardo Oliveira levou a de prata (2h04min58). No geral, os maratonistas brasileiros subiram cinco vezes ao pódio, com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.
No último final de semana foi disputada em Porto Alegre, a segunda etapa do circuito. Os nadadores Luiz Lima, da Unisanta (SP), e Ana Marcela, do Clube Olímpico de Natação (BA), venceram a prova. Luiz completou os cinco quilômetros em 59min34s e Ana Marcela em 1h04min02s.
Luiz e Ana Marcela venceram também a primeira travessia do circuito nacional, no dia 4 de março, em Tapes, também no Rio Grande do Sul, na distância de 10 mil metros.