| 18/03/2005 16h10min
A oitava edição da Travessia do Paru, válida pela terceira etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2005, vai ser disputada neste sábado, dia 19, na Praia de Jurerê, Norte da Ilha de Santa Catarina, próximo à sede do Clube Doze de Agosto. A prova começa às 9h e tem um percurso de cinco quilômetros. Estão inscritos cerca de 200 atletas. O evento faz parte da programação pelo aniversário de Florianópolis, que completa 279 anos.
Os destaques do evento são Allan do Carmo e Pâmela Engel, que voltaram recentemente do Chile com o título sul-americano juvenil; Guilherme Bier e Bruna Cavalcante, atuais campeões brasileiros; e Carlos Pavão e Natalya Yakovleva, campeões sul-americanos absolutos.
A liderança do circuito feminino em 2005 está com a capixaba Maria da Penha Cruz, vencedora das duas etapas iniciais, ambas em Tapes (RS), na mesma distância da Paru. No masculino, os gaúchos Bier e Pavão estão empatados, cada um com uma vitória e um segundo lugar. O primeiro já conquistou quatro títulos em Florianópolis. A maior vencedora da Travessia do Paru no feminino é a baiana Viviane Motti, que já encerrou a carreira, campeã em três oportunidades.
O Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2005 vai contar com 13 provas, 12 delas com percurso de cinco mil metros. A única com 10 quilômetros vai ser a penúltima travessia, em novembro. A prova deste sábado deve durar cerca de uma hora.