| 02/05/2002 21h54min
O técnico do Inter, Ivo Wortmann, desembarcou nesta quinta em Porto Alegre disposto a não comentar a polêmica envolvendo Fernando Baiano. O treinador se recusou a falar do conflito do centroavante com outros jogadores colorados.Tampouco falou do fato de Baiano ter iniciado o amistoso com a seleção do Equador no banco de reservas. Ivo fez questão de repetir o que havia dito após a partida de quarta: não irá falar mais de escalação, nem de assuntos envolvendo o time.
Fernando Baiano, que entrou no segundo tempo em Quito e teve boa atuação, ficou em São Paulo e retorna somente na próxima segunda. Até a estréia colorada no Gauchão, dia 19, diante do Juventude, ele realiza tratamento intensivo no joelho direito a fim de estar em plena forma. Não deve participar do teste diante do Ypiranga, em Erechim, dia 12 de maio. Segundo o diretor médico do Inter, Eduardo Elsade, o atleta não tem lesão e poderia atuar caso fosse necessário. Elsade ressaltou que Baiano tem sido poupado após as eliminações nas copas Sul-Minas e do Brasil, pois foi bastante exigido nos jogos e sofre de uma leve tendinite na articulação.
Segundo a maioria dos jogadores e o próprio Ivo, a vitória por 2 a 1 sobre os equatorianos serviu para unir jogadores e comissão técnica. Em nome do grupo e da união surgiram as críticas a Baiano, artilheiro colorado na temporada. Em Santo Ângelo, o técnico acusou o atleta de desinteresse e displicência. Acabou o deixando no banco em Quito, e ele protestou, dizendo que não havia viajado somente para assistir à partida. Entrou no segundo tempo e, logo após o gol de Diogo Rincón, discutiu com Claiton e, por pouco, não foi às vias de fato. O conflito rendeu uma longa conversa entre todos mais tarde, já no hotel.
A vitória no Equador ajudou o Inter a recuperar prestígio internacional. O mesmo empresário que acertou o amistoso de quarta negocia a presença do clube em um torneio nos Estados Unidos, em julho. Além do colorado, participariam equipes americanas e argentinas. Para este período, o clube acertou também um amistoso com o Monterrey, do México, no Beira-Rio.
Ronaldo (ao fundo) e Mahicon Librelato no desembarque da delegação colorada no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto:
José Doval
/
ZH