| 22/02/2006 10h55min
O tênis brasileiro tenta nesta quarta avançar à terceira rodada do Brasil Open, torneio da ATP disputado em quadras de saibro na Costa do Sauípe, Bahia. O gaúcho André Ghem e os paulistas Ricardo Mello e Flávio Saretta vão estar em ação.
O primeiro a entrar em quadra será Ghem, maior surpresa da competição até agora, após eliminar Gustavo Kuerten. Ele terá uma pedreira, já que enfrentará o espanhol Alberto Martin, vice-campeão do torneio em 2005. Em seguida, será vez de Mello tentar garantir vaga nas quartas-de-final. Ele pega o sérvio Boris Pashanski.
No fechamento da rodada da quadra central, por volta de 20h30min, Saretta terá pela frente outro espanhol, após bater Juan Carlos Ferrero, campeão de Roland Garros 2003. O adversário será o qualifier Nicolas Almagro, que eliminou o mineiro André Sá.
– Ele é uma das promessas da Espanha, tem um bom nível de jogo e poderia estar entre os 100 melhores do mundo. Já o vi ganhar de vários jogadores de bom ranking. Ele joga bem no saibro, tem boa direita e ótima esquerda. Será um jogo tão difícil quanto este, contra o Ferrero – alertou Saretta após derrotar o ex-rei do saibro na noite de terça.
A competição ainda terá a definição dos outros classificados para as quartas-de-final. Na quadra 1, o italiano Filippo Volandri, vice-campeão no domingo em Buenos Aires, abre o dia contra o tcheco Jiri Vanek, às 14h30min, seguido pelo confronto entre o chileno Nicolas Massú e o espanhol Fernando Vicente.
Já na quadra 2, o argentino Juan Monaco enfrenta o francês Florent Serra, às 14h30min, com o duelo entre Juan Ignacio Chela e Potito Starace sendo realizado na seqüência. O canal SporTV transmite a partir de 16 horas os jogos de Ghem, Mello e Saretta.
AGÊNCIA PLACAR