| 12/02/2006 22h29min
O Grêmio venceu o Santa Cruz por 2 a 1 neste domingo, no Olímpico, pelo Grupo 2 do Gauchão 2006. Os gols tricolores foram de Marcelo Costa e Tcheco. Júnior descontou para os visitantes. Com o resultado, o Tricolor carimbou a classificação à segunda fase somando 20 pontos na chave. Na rodada seguinte, o jogo é diante do Veranópolis no sábado, às 18h10min, em casa.
Muitos passes errados. Assim começou o Tricolor no jogo diante do Santa Cruz. Aparentando muita ansiedade, o time procurou desenfreadamente o ataque, mas sem objetividade. Lucas participou efetivamente do festival de erros. Sempre que acionado, acabou desperdiçando jogadas e perdendo a bola para o adversário. Mas a fraca atuação parece não ter prejudicado o Grêmio, principalmente, pela presença em campo de Tcheco. Ocupando todos os espaços, o capitão gremista no confronto coordenou as ações. O atleta participou dos dois lances que resultaram em gol na etapa inicial.
Aos 30, Tcheco cobrou falta da entrada da área. A bola bateu na trave e voltou para Marcelo Costa. O meia chutou, a bola foi na trave novamente e acabou entrando. Aos 32, Lucas apareceu pela ponta direita e chutou para trás. Tcheco chegou na corrida e mandou um balaço para o gol de Renato. Nos primeiros 45 minutos, foi também efetivo em todos os lances que participou o lateral- direito Alessandro.
Com uma boa vantagem no placar, o Grêmio deu uma freada no segundo tempo. A parada chamou o Santa Cruz. Mesmo com mais chances no setor ofensivo, o time adversário não conseguiu furar o bloqueio do tricolor, que ficou com 10 em campo a partir dos três minutos do segundo tempo. Alessandro acabou expulso.
Para não correr riscos, Mano Menezes imediatamente promoveu uma alteração. Pedro Júnior, apagado entre as quatro linhas, acabou substituído por Patrício. Com um homem a menos, a equipe gremista passou a correr riscos, mas não deixou a vitória escapar. O Santa Cruz apenas descontou. Aos 38, Leandro chutou com força de fora da área. Cássio fez a defesa, mas nos pés de Júnior, que não desperdiçou e mandou para as redes.
CÍNTIA HOHMANN