| 10/02/2006 15h40min
O Brasil saiu na frente do Peru nesta sexta na abertura do confronto da primeira rodada do Grupo 1 do Zonal Americano da Copa Davis, disputado em quadra de saibro na cidade de Ásia, a 90 quilômetros da capital Lima. O paulista Flávio Saretta bateu Ivan Miranda em 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/2 e 6/3. No segundo jogo desta sexta, Ricardo Mello enfrentará Luís Horna. Sem ter atuado ainda este ano, Gustavo Kuerten, em princípio, está escalado pelo capitão Fernando Meligeni para a partida de duplas, no sábado.
O peruano Miranda já treinou no Brasil, inclusive com Saretta. Os dois nunca haviam se enfrentado, porém, no circuito profissional. O brasileiro mostrou muita regularidade de fundo de quadra, que estava bastante lenta, e levou o adversário a cometer muitos erros não forçados.
Essa foi a primeira vez que Saretta entrou num confronto como número 1 do Brasil. O tenista de Americana já foi o 44° no ranking da ATP (85° atualmente), em setembro de 2003. Na época,
disputou o confronto com o
Canadá, mas estava atrás de Gustavo Kuerten, principal jogador do Brasil na época.
No ano passado, em Montevidéu, contra o Uruguai, Saretta foi escalado por Meligeni no lugar de Ricardo Mello, o número 1 do Brasil naquele momento. Fez o segundo jogo, contra o inexperiente Pablo Cuevas, no saibro, e perdeu por 3 sets a 1.
A nova parceria com Jaime Oncins parece ter feito bem a Saretta. Logo no primeiro torneio com o novo técnico, faturou o Challegner de São Paulo, em janeiro.
Se o Brasil passar pelo Peru, enfrentará depois o Equador. Precisará de nova vitória então para em 2007 disputar o acesso ao Grupo Mundial, a elite da Davis.