| 18/01/2006 16h34min
O mercado financeiro conserva números negativos nesta tarde, dividido entre o cenário externo negativo e a expectativa pela definição dos juros básicos da economia. Às 15h57min, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tinha queda de 1,09%, aos 35.727 pontos. O dólar subia 0,61%, a R$ 2,324 na compra e R$ 2,326 na venda.
Há dois dias que o cenário internacional impõe perdas ao mercado brasileiro. A alta dos preços do petróleo, os resultados negativos das empresas americanas e a volatilidade no mercado japonês são os principais fatores de tensão. Mas os piores momentos parecem já ter passado, uma vez que o dólar chegou a subi 1,12% e a Bovespa chegou a cair 2,05%.
À medida que se reduzem as notícias externas e o tempo avança, aumenta o compasso de espera em torno da definição dos juros básicos da economia. Em meio à turbulência externa, o Comitê de Política Monetária (Copom) decide no início da noite sobre a nova taxa Selic.
Apesar da expectativa de queda, os juros futuros operam em alta no mercado futuro. Além da depreciação do cenário externo, eles mostram a preocupação com a aceleração da inflação detectada por dois índices.
AGÊNCIA O GLOBO