| 28/12/2005 11h35min
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em alta de 0,06% nesta quarta-feira, no penúltimo pregão do ano. O Índice Bovespa iniciou o dia em 33.390 pontos. No mercado de câmbio, o dólar inverteu a tendência de baixa com que operou na abertura e às 11h subia 0,34%, cotado a R$ 2,345 na compra e R$ 2,347 na venda.
O relatório de inflação do quarto trimestre do ano é o último evento importante de 2005 no mercado financeiro, que encerra 2005 na quinta-feira. As projeções do Banco Central para inflação, juros e crescimento econômico são importantes para os analistas montarem suas projeções para o ano que vem.
O documento mostra que o BC elevou a projeção de inflação para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2005, passando de 5,2%, em setembro, para 5,7% na primeira quinzena de dezembro. A alteração é atribuída à "surpresa inflacionária de outubro", em particular dos preços administrados, como o da gasolina. Para 2006, a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi ligeiramente elevada, de 3,5% para 3,8%.
No mercado de câmbio, a expectativa é pelo leilão de contratos de swap reverso do Banco Central e, principalmente, pelo leilão de compra de dólares no mercado à vista. A ausência do BC nessa segunda operação chamou a atenção do mercado na terça-feira e fez o preço do dólar recuar significativamente. A dúvida é saber se a liquidez reduzida manterá o BC fora do mercado mais um dia. Nesse caso, a previsão é de queda da cotação até o final do dia.
AGÊNCIA O GLOBO