| 28/12/2005 11h00min
O dólar à vista abriu em baixa de 0,26% hoje, cotado a R$ 2,331 na compra e R$ 2,333 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros operam em leve alta e o risco-país recua 2 pontos, para 304 pontos centesimais.
O penúltimo dia do ano no mercado de câmbio deve ser de expectativa em relação à atuação do Banco Central. A autoridade monetária fará um leilão de contratos de swap cambial, como vem acontecendo nas últimas semanas. O que não se sabe é se haverá leilão para compra de dólares no mercado à vista. Na terça-feira, a ausência da compra fez o dólar despencar de uma forte alta para fechar estável. Ainda por conta disso, a moeda americana abriu em baixa nesta quarta-feira.
O noticiário continuará escasso, mas o mercado tem um destaque importante nesta manhã. O Banco Central divulgou há pouco o relatório trimestral de inflação, principal expectativa do mercado nesta semana. O documento mostra que o BC elevou a projeção de inflação para 2005 de 5% para 5,7%. A previsão para o crescimento da economia neste ano foi revisada de 3,4% para 2,6%, e o BC admite que essa redução aconteceu devido à queda do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre.
AGÊNCIA O GLOBO