| 23/12/2005 17h34min
Cinco jogos e cinco vitórias. Invicta e dividindo a liderança da Superliga Masculina 2005/06 com a Ulbra (RS), a Cimed, de Florianópolis, ainda encerra o ano com uma vitória incontestável sobre o principal rival em Santa Catarina, a Unisul, de São José. Além disso, a equipe lidera o ranking estatístico nos fundamentos bloqueio e levantamento, por equipe e individualmente.
– Não é uma surpresa, mas é um começo acima do que projetamos. Mostra que estamos no caminho certo, mas com muito ainda para evoluir – diz o técnico Renan Dal Zotto, que faz questão de descartar qualquer condição de favorito. – Somos mais um time na briga, entre seis ou sete em condições de disputar o título – avalia.
O último resultado do ano, a vitória de virada sobre a Unisul, por 3 sets a 1, foi bastante comemorado pelo grupo de atletas e comissão técnica. A Cimed impôs um ritmo forte na maior parte do jogo e não permitiu que o adversário reagisse.
– Foi resultado do trabalho dentro e fora de quadra e, principalmente, da capacidade dos jogadores em colocar em prática nossa estratégia – completa o técnico.
O desempenho da Cimed na Superliga reflete-se no ranking da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Tanto no aspecto coletivo, como no individual. O bloqueio e levantamento são o destaque nesta largada da competição. Em ambos, a Cimed lidera as estatísticas.
No bloqueio, a equipe tem uma eficiência de 25,48% e 66 marcados nesse fundamento. Individualmente, o central Sidão aparece com 28 pontos marcados e 35,90% de eficiência. Melhor do jogo em três das cinco vitórias da Cimed, Sidão destaca o fator coletivo para resumir seu desempenho.
– Tudo é resultado do conjunto. Um bom saque dificulta a armação do adversário e dá chance para o bloqueio funcionar melhor – diz.
Outro fundamento onde a Cimed vem se destacando é o levantamento. Bruninho é o primeiro individualmente, com 134 ações consideradas excelentes e um percentual de 38,37%. Por equipes, a Cimed também lidera, com um aproveitamento de 30,50%.