| 22/12/2005 10h30min
O dólar à vista abriu em baixa de 0,39% nesta quinta, cotado a R$ 2,296 na compra e R$ 2,298 na venda. No mercado de títulos da dívida externa, os papéis brasileiros têm leve baixa e o risco-país nacional tem alta de 3 pontos, para 305 pontos centesimais.
O principal destaque do dia é a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), ocorrida na semana passada. O documento divulgado nesta manhã afirma que foi consensual entre os membros do comitê que o processo de redução dos juros deverá continuar. Mas o Copom continuará observando a inflação.
Dois diretores do Banco Central votaram por uma redução de 0,75 ponto na taxa Selic, com o argumento de que uma flexibilização maior "proporcionaria uma sinalização mais condizente com o atual balanço de riscos entre atividade e inflação". Mas o corte conservador, de 0,50 ponto percentual, saiu vencedor.
O BC oferta 8.400 contratos de swap reverso, quantidade um pouco maior que a ofertada nos últimos dois dias, mas ainda inferior aos 12.500 contratos ofertados diariamente até o início desta semana.
AGÊNCIA O GLOBO