| 16/12/2005 20h29min
O Brasil é o país com mais jogadores envolvidos na premiação de melhor do mundo da Fifa desde 1991, ano em que a entidade criou o troféu. No total, em 16 oportunidades atletas do país foram citados entre os dez primeiros colocados, sendo que em seis vezes venceram: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2004). As informações são do site GloboEsporte.com.
Treze jogadores brasileiros diferentes já foram citados no prêmio. Além dos vencedores, são eles: Bebeto, Raí, Dunga, Mauro Silva, Juninho Paulista, Roberto Carlos, Leonardo, Adriano e Kaká.
O segundo país com mais indicações é a França, que tem o outro tricampeão: Zidane. Em doze vezes os atletas franceses foram citados no top 10. Porém, só Zidane levou o prêmio.
Ronaldo e Zidane são os atletas mais freqüentes na festa da Fifa. O francês já foi citado oito vezes (venceu três, ficou dois anos em terceiro, dois em quarto e um em quinto), enquanto o Fenômeno tem cinco indicações (três vezes campeão, uma em segundo e uma em terceiro).
Apesar do domínio, o Brasil passou os dois primeiros anos da premiação sem nenhum jogador entre os dez primeiros colocados. Os melhores anos do país foram 1994, quando foi tetracampeão mundial, e 2004, quando pela primeira vez técnicos e capitães da seleção votaram. Nas duas ocasiões, um brasileiro foi o vencedor e outros três apareceram no top 10.