| 09/12/2005 10h47min
A cúpula do Mercosul começou hoje em Montevidéu com a presença de sete presidentes e dois vices dos países-membros do bloco e de seus associados.
O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, abriu o encontro às 9h45min (mesmo horário de Brasília) com um discurso de boas-vindas a seus colegas e aos chanceleres que participaram da 29ª reunião do Conselho do Mercado Comum entre quarta e quinta.
Junto a Vázquez participarão dos debates o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o argentino Néstor Kirchner e o paraguaio Nicanor Duarte, líderes dos quatro países que são membros plenos do Mercosul.
Também se encontram em Montevidéu os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, Eduardo Rodríguez, da Bolívia, e Ricardo Lagos, do Chile, países associadas ao bloco junto a Colômbia, Equador e Peru.
O vice-presidentes Francisco Santos Calderón, da Colômbia, e Alejandro Serrano, do Equador, bem como o chanceler Oscar Maúrtua, do Peru, representam seus países na cúpula.
Participam ainda o secretário-geral da Comunidade Andina de Nações, o peruano Allan Wagner, e autoridades de Israel e da República Dominicana, países que assinaram acordos marcos de comércio com o Mercosul, e representantes da Namíbia.
Os presidentes devem aprovar nesta reunião o início do processo de transformação da Venezuela em membro pleno do Mercosul, e concretizar a criação do Parlamento do bloco, cuja sede ficará em Montevidéu.
Após o encerramento do encontro de chefes de Estado, será realizada a sessão extraordinária da Comunidade Sul-Americana de Nações, da qual devem participar representantes de todos os países sul-americanos, inclusive Suriname e Guiana.
AGÊNCIA EFE