| 09/12/2005 10h21min
Segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que está em Montevidéu acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dois acordos foram fechados com o Paraguai. O primeiro prevê a construção de uma ponte entre os dois países. A obra deve custar em torno de US$ 50 milhões e, de acordo com Amorim, o governo brasileiro vai pagar o empreendimento.
Amorim explicou que o outro acordo fechado atende a uma reivindicação antiga do país vizinho. Segundo o ministro, o governo brasileiro vai pagar mais US$ 21 milhões por ano aos paraguaios por parte da energia gerada na Hidrelétrica de Itaipu.
O presidente Lula participa, na manhã de hoje, da 29ª Reunião de Cúpula do Mercosul. Ele chegou à Capital uruguaia no final da tarde de ontem e já participou de um encontro com o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte.
Sobre a entrada da Venezuela no Mercosul como membro-pleno do grupo, Amorim afirmou que vai ser "importante e dará equilíbrio" ao bloco. A expectativa é de que a Venezuela já saia desse encontro como "membro em vias de adesão" do Mercosul. O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse ontem aos jornalistas que "já se considera no Mercosul".
Também acompanham o presidente Lula na viagem os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o de Minas e Energia, Silas Rondeau.
AGÊNCIA BRASIL