| 08/12/2005 23h53min
O deputado José Janene (PP-PR) deverá ser notificado, na segunda-feira, pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara sobre o processo que pede sua cassação, por quebra de decoro parlamentar. A informação foi dada pelo presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), que já acertou com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP, o envio de um médico e de um funcionário do conselho para verificar as condições de saúde do parlamentar e notificá-lo do processos aberto no conselho contra ele.
Izar informou que, se o médico entender que Janene tem condições de assinar a notificação, caberá ao funcionário notificá-lo.
– Vamos ver se ele tem condições de ser notificado. Ele só será notificado se estiver em condições de saúde que permita assinar o documento. Se ele não estiver bem de saúde, o conselho vai aguardar que ele melhore para então notificá-lo – disse Izar.
Segundo Izar, antes de o médico e o funcionário viajarem, a Câmara fará uma apuração sobre o local em que o deputado Janene se encontra. Izar informou que não sabe se ele está hospitalizado em São Paulo ou no Paraná, mas disse que tem recebido informações de outros deputados de que Janene está muito doente.
Dos 11 processos abertos no conselho contra deputados citados pelas comissões parlamentares de inquérito dos Correios e da Compra de Votos, o deputado Janene foi o único que não recebeu notificação. Segundo Izar, o conselho já tentou por várias vezes notificá-lo, mas não conseguiu porque ele está em licença médica na Câmara e por diversas vezes tem sido hospitalizado.
Após a notificação, o deputado tem cinco sessões para apresentar sua defesa e indicar as testemunhas para depor no processo. O processo contra o parlamentar, que será relatado pela deputada Angela Guadagnin (PT-SP), está parado, à espera da notificação.
AGÊNCIA BRASIL