| 05/12/2005 21h53min
Era a disputa mais acirrada da noite de gala do futebol nacional. E quem marcou o golaço foi Rafael Sóbis. O atacante do Inter foi eleito, nesta segunda, o melhor atacante do campeonato e levou o troféu do Prêmio Craque do Brasileirão 2005, criado pela CBF e pela Rede Globo.
Recebendo a maioria dos 374 votos, Rafael Sóbis desbancou Alex Dias, do Vasco, e Róbson, do Paysandu, que também disputavam o troféu. Róbson ficou com a Bola de Prata e Alex Dias, com a bola de bronze.
Aos 20 anos, a revelação do Inter foi o grande destaque do time, que conquistou o segundo lugar no campeonato. Mas o início do Brasileirão foi duro para Rafael Sóbis. O atacante perdia muitos gols e foi criticado pela torcida. O jogador balançou a rede apenas seis vezes no primeiro turno.
Mas o técnico Muricy Ramalho confiou no jogador e o manteve no time. Rafael Sóbis, então, passou a fazer um trabalho de aperfeiçoamento. Após os treinos, ficava treinando finalizações. O esforço foi rapidamente recompensado. No segundo turno, o atacante marcou 13 gols e terminou o Brasileiro como o artilheiro do time com 19 gols, apenas três atrás de Romário, que levou a chuteira de ouro.
Curiosamente, antes de brilhar no Inter, Rafael Sóbis passou pelo Corinthians. Ficou um ano e meio nas divisões de base do time paulista. Mas um problema no contrato o fez voltar para Erechim, sua cidade natal, e dois meses depois ir para o Inter. Sorte da torcida colorada...