| 04/12/2005 18h08min
O Flamengo levou a melhor sobre o Paysandu neste domingo e goleou o time paraense por 4 a 1, no Mangueirão, em Belém, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Leonardo Moura (dois) e Renato (dois), enquanto Rodrigo anotou para os donos da casa.
Com o resultado, o Flamengo termina a competição com 55 pontos, em 15º lugar, confirmando a boa fase trazida pelo técnico Joel Santana. Já o Papão mostra mais uma vez sua fragilidade e segue para a Segundona, em 21º, com 41.
O jogo começou morno e o primeiro lance de perigo foi do Paysandu, aos três minutos, com Rodrigo, mas Diego fez boa defesa. O Flamengo respondeu aos nove minutos, quando Fellype Gabriel chegou a fazer a bola entrar, mas o impedimento foi marcado.
Aos 14 minutos, no entanto, os visitantes abriram o placar, com Leonardo Moura invadindo a área e, após trocar passe com Obina, finalizar à esquerda de Ronaldo. O atacante quase aumentou a vantagem, dois minutos depois, de cabeça.
O Paysandu tentava reagir. Dois lances seguidos, aos 36, obrigaram o goleiro do Flamengo a fazer excelentes defesas. Marabá ficou cara a cara com o Diego na primeira vez foi. Depois foi a vez do centroavante Rafael Moura levar perigo ao adversário.
Faltando três minutos para o término da primeira etapa, Rodrigo bateu de perna esquerda, na entrada da área de Diego, e deixou tudo igual no Mangueirão. Foi o sexto gol do meia na competição.
No segundo tempo, o Flamengo veio com Souza no lugar de Fellype Gabriel. O Papão voltou sem alterações. Os anfitriões buscavam uma maneira de reverter a situação. O atacante Rodrigo se livrou da marcação dentro da área e arrematou perigosamente.
Mas, novamente, quem chegou ao gol foram os cariocas, aos 10 minutos. Em rápido contra-ataque, Renato partiu para cima da zaga e fez a rede do Papão balançar, deixando o Rubro-Negro à frente mais uma vez.
A partir daí o Paysandu não chegava com perigo e abria espaço para os contra-ataques, como o que originou o terceiro dos visitantes. Diego Souza arrancou pela direita, aos 30 minutos, cruzando com precisão na cabeça de Renato, para o meia marcar o seu segundo do jogo. A partida ficou paralisada, dois minutos depois, após o meio campista Vânderson, do Paysandu, cair no gramado e sair de maca.
Aos 41, foi a vez do lateral-direito repetir a dose e aumentar a diferença, com a ajuda de Renato, e dar números finais à vitória rubro-negra.
AGÊNCIA PLACAR