| 16/11/2005 18h31min
A Turquia bem que tentou, mas a vaga na repescagem para a próxima Copa do Mundo ficou mesmo com a Suíça. No primeiro jogo, em Berna, os donos da casa venceram por 2 a 0 e podiam perder por até um gol de diferença. Na partida desta quarta, em Istambul, os suíços perderam por 4 a 2, mas o saldo qualificado pelos dois gols fora de casa garantiram a seleção no Mundial da Alemanha.
O primeiro tempo começou desastroso para os donos da casa. Logo aos 40 segundos de jogo, Alpay colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti. O atacante Frei cobrou e deixou a Suíça com uma vantagem considerável, pois Turquia precisaria fazer quatro gols para garantir vaga na Copa do Mundo.
A situação mexeu com os ânimos dos turcos, que abusavam das faltas, e não conseguiam organizar as suas jogadas de ataque. Mas a Suíça recuou e o time de casa começou a mandar no jogo. A Turquia abusava dos cruzamentos na área, e, em um deles, a bola veio da esquerda e o lateral Tuncay completou de cabeça, aos 22 minutos do primeiro tempo, e empatou a partida.
O gol inflamou os torcedores turcos, que empurraram a equipe para o ataque. Em mais um cruzamento, aos 34 minutos da primeira etapa, Penbe colocou a bola na cabeça do artilheiro Sukur, que mandou para o gol. A bola ainda pingou em cima da linha antes de Tuncay mergulhar para fazer o seu segundo na partida e colocar os turcos na frente.
No segundo tempo, a Turquia voltou com o mesmo entusiasmo. Logo aos 5 minutos, após cruzamento na área, a bola sobrou para Serhat, que tentou a finta e foi derrubado por Streller. O árbitro marcou outro pênalti, e, na cobrança, Necati deixou os turcos a um gol da classificação.
Após muita pressão e inúmeras chances desperdiçadas, as esperanças turcas foram por água abaixo no final do jogo. Porém, em um contra-ataque, aos 39 da etapa final, Streller arrancou, entrou na área, tirou o goleiro turco e tocou para o fundo do gol. Os turcos ainda tiveram força para reagir com um gol de Tuncay, aos 44 minutos, mas era tarde. A Suíça vai à Copa do Mundo.
AGÊNCIA PLACAR