| 16/11/2005 12h51min
O mercado financeiro brasileiro opera em tom positivo com oscilações moderadas neste final de manhã. O clima é de expectativa pela presença do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
Às 12h13min, o dólar recuava 0,54%, cotado a R$ 2,195 na compra e R$ 2,197 na venda. A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subia 0,61%, com 30.404 pontos. Entre vários analistas e investidores, a saída de Palocci é dada como certa, o que leva a uma forte especulação em torno de possíveis substitutos do ministro.
O mercado internacional recebeu bem o discurso do futuro presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, o que ajuda a manter o tom positivo nos negócios por aqui.
Ainda nos Estados Unidos, o destaque da manhã foi a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI), que apontou alta de 0,2% em outubro, mesmo perante uma redução nos custos de energia. A inflação continua a ser uma grande preocupação do investidor dos Estados Unidos, devido à chance de maior aperto monetário naquele país.
Entre as 57 ações do Índice Bovespa, as maiores altas são de Telesp Celular Participações PN (+4,57%) e Embraer ON (+4,22%). As quedas mais significativas do índice são de Ipiranga Petróleo PN (-1,06%) e Banco do Brasil ON (-1,03%).
AGÊNCIA O GLOBO