| 12/11/2005 08h08min
O governo da província central chinesa de Hunan descartou que se tenha detectado o vírus letal H5N1 da gripe aviária em porcos. A notícia foi divulgada pelo diário China Daily.
– Recentes relatórios de alguns meios de comunicação sobre o vírus da gripe aviária ter sido achado em porcos são infundados e não contam com provas científicas – declarou Qiu Bogen, responsável do escritório veterinário provincial.
Acrescentou que foram analisadas amostras de sangue de porcos, patos e frangos em um raio de três quilômetros em torno da localidade de Wantang, afetada por um foco entre aves e onde há três possíveis casos entre humanos, ainda a serem confirmados.
– Os resultados destas análises (entre animais) do vírus H5N1 são negativos – informou Qiu.
Em 2003 cientistas chineses acharam cepas de "H5N1" em dois porcos no centro da China, um extremo que só foi revelado um ano mais tarde e que é um grande perigo para a saúde humana, já que no porco pode-se misturar o vírus da gripe humana com o da aviária produzindo uma mutação altamente contagiosa.
Por outro lado, a imprensa informa hoje de um oitavo foco de gripe aviária entre aves em um mês (duodécimo do ano) na província central de Hubei, segundo relatórios do Ministério da Agricultura que, no entanto, não foram confirmados até o momento pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).