| 11/11/2005 08h06min
A empresa de biotecnologia Rockeby Biomed Corporation, com base em Cingapura, anunciou hoje que aperfeiçoou dois equipamentos capazes de detectar em 10 minutos o vírus da gripe aviária em humanos e aves.
A firma assegurou em entrevista coletiva que o sistema permite detectar nesse tempo tanto o vírus mortal H5N1 como outros subtipos do vírus, e desta maneira acelerar o isolamento dos infectados.
O doutor Tan Sze-Wee, gerente da firma, assegurou que ambos os testes conseguem resultados em 10 minutos, ao contrário do método em uso que requer entre 11 horas e dois dias.
Tan acrescentou que o sistema detector, fabricado por uma companhia tailandesa, será lançado ao público após passar por uma série de testes.
No Vietnã, onde foram sacrificadas milhares de aves e a indústria avícola sofreu perdas milionárias, o Governo ordenou hoje a mobilização do Exército para conter o avanço da doença.
A medida inclui a possibilidade de impor quarentenas e levantar hospitais de campanha se o vírus da gripe aviária mutar para um variante capaz de transmitir-se entre humanos, o pior dos cenários possíveis contemplados pela Organização Mundial de Saúde.
AGÊNCIA EFE