| 10/11/2005 09h49min
O laboratório Sanofi Pasteur produzirá 1,4 milhão de dose de uma vacina que protege contra o vírus H5N1, da gripe aviária, até o fim do ano. O grupo farmacêutico Sanofi-Aventis firmou acordo com o Governo francês.
Pela combinação, a companhia também fica comprometida a estar preparada para fornecer vacina suficiente para 28 milhões de pessoas caso seja declarada uma pandemia de gripe aviária e uma vez identificada a cepa do vírus responsável, destacou a Sanofi-Aventis em comunicado, que não divulgou o valor do acordo.
Os testes de uma vacina contra o vírus H5N1 foram feitos em três instalações na França utilizando os lotes clínicos produzidos pela Sanofi Pasteur neste ano para avaliar a segurança e determinar a formula adequada da vacina.
Os resultados devem ser divulgados até o fim do ano, indicou o grupo.
O ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand, advertiu, em entrevista ao jornal Le Parisien, que poderia haver até "200 mil mortes" na França se o país não estivesse preparado para uma pandemia de gripe aviária, ou seja, para a transmissão do vírus entre os seres humanos.
O objetivo das autoridades sanitárias é dispor de até 600 milhões de máscaras, já que é "o mais eficaz" para proteger a população, assinalou.
Neste momento, já há 50 milhões de máscaras armazenadas nos hospitais, um número que chegará a 200 milhões no início de 2006, disse o ministro.
AGÊNCIA EFE