| 08/11/2005 09h39min
O magnata asiático Stanley Ho, dono de importantes negócios em Macau (China) e da sociedade lusa Estoril Sol, será o sócio financeiro da TAP para obter o controle da Varig. Segundo a edição de hoje do jornal português "Diário Econômico", citando uma fonte ligada ao processo, Ho e o empresário luso Jorge Ferro Ribeiro se associarão à TAP, através da Geocapital, sociedade constituída em Macau, para a compra de 20% dos titulos da companhia aérea brasileira.
A Geocapital tem como acionista a Sociedade de Turismo e Diversões de Macau, controlada majoritariamente por Ho e constituída para realizar investimentos em países de língua portuguesa. A empresa conta com um capital social de 10,2 milhões de euros e é controlada por Ho, o empresário Ferro Ribeiro, além de diversos fundos de investimento chineses.
A TAP foi escolhida pelos credores e pela administração da Varig como sócio financeiro para salvar a companhia, que desde junho passa por um processo de "recuperação judicial", mecanismo da nova lei de falências do país.
AGÊNCIA O GLOBO