| 07/11/2005 20h40min
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, disse hoje que em nenhuma hipótese o banco dará recursos diretamente para a Varig. O BNDES apenas financiará interessados em entrar no plano de salvamento da empresa. Na quarta-feira, vence o prazo para que a companhia aérea pague às empresas de leasing nos Estados Unidos.
– Não podemos conceder crédito para a Varig. A empresa tem débitos fiscais, não tem certidão negativa de débito. Se eu fizer isso, vou responder a ações, inclusive com meus bens pessoais. Eu e toda a diretoria (do BNDES). Isso é uma exigência – afirmou.
Mantega está reunido com representantes do comitê de credores da Varig. Mais cedo, ele foi avisado que a reunião havia sido suspensa e que um acordo não havia sido fechado:
– Não sei o que aconteceu. Eles suspenderam a assembléia e vieram para cá. O BNDES se propôs a financiar o investidor que vier a adquirir a VarigLog e a VEM. Se a assembléia decidisse pela concretização (da operação), estaríamos fazendo um empréstimo a jato, mas não sei o que aconteceu - disse ele, mais cedo.
AGÊNCIA O GLOBO