| hmin
Forças norte-americanas mataram dois ex-soldados do Exército de Saddam Hussein durante choques no fim de semana na cidade de Kirkuk, no norte do país, disseram autoridades iraquianas nesta segunda, dia 6. O tenente da polícia Ismail Salem afirmou que soldados dos EUA abriram fogo na noite de sábado, dia 4, contra uma multidão de ex-integrantes do Exército do Iraque reunidos na cidade para receber uma indenização de US$ 40 pelo fim do contrato de trabalho.
Segundo o policial, vários ex-soldados ficaram feridos. Um morreu na noite de sábado e outro no domingo, dia 5, no hospital. O comando militar dos EUA em Bagdá disse que não tinha informações sobre o caso.
O pagamento da indenização causou vários choques entre as forças de ocupação e os ex-soldados. Os norte-americanos responsabilizaram os aliados de Saddam Hussein, que teriam espalhado boatos de que não havia dinheiro suficiente para pagar a todos os ex-soldados. No sábado, a polícia iraquiana já havia matado dois ex-soldados em Bagdá, e uma pessoa morreu nos protestos em Basra.
As informações são da Agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.