| hmin
Tropas britânicas e dos Estados Unidos entraram em conflito neste domingo, dia 5, com centenas de ex-soldados do Exército de Saddam Hussein, que exigiam indenização pela perda do emprego.
Soldados britânicos dispararam balas de borracha para dispersar centenas de ex-soldados que atiravam pedras e ateavam fogo a pneus na cidade de Basra, sul do Iraque. Neste sábado, um soldado britânico matou um homem armado em Basra. A morte aconteceu durante protestos por indenizações pela demissão do Exército.
Ex-soldados iraquianos também enfrentaram tropas dos EUA em Bagdá neste domingo, pelo segundo dia consecutivo, perto de um centro de pagamento onde recebiam US$ 40 de indenização por terem perdido o emprego. Cerca de 200 iraquianos desafiaram soldados norte-americanos com gritos e foram afastados da área.
Protestos violentos também surgiram neste domingo em centros de pagamento em Bagdá, Basra e Hilla, A administração liderada pelos EUA afirma que simpatizantes de Saddam incentivaram as ações espalhando rumores de que não havia dinheiro para pagar a todos.
Moradores de Basra disseram que cinco pessoas ficaram feridas no domingo por balas de borracha. A polícia iraquiana ajudou a conter o protesto e disparou tiros para o ar, mas os policiais fugiram para um prédio perto dali quando a munição terminou e foram perseguidos pela multidão.
Após protestos, a administração concordou em pagar US$ 40 a cerca de 440 mil ex-soldados. Milhares vão diariamente aos centros de pagamento em busca do dinheiro. Pelo menos 85 soldados dos EUA morreram em ação no Iraque desde que Washington declarou o fim do combate principal, em 1º. de maio.
Com informações da Rádio Gaúcha.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.