| 26/09/2003 17h35min
Um atentado a tiros no assentamento judeu de Negohot, na Cisjordânia, resultou nesta sexta, dia 26, na morte um bebê de dois meses e de um homem. O incidente ocorreu quando os colonos começavam as celebrações do feriado de Rosh Hashanah, o Ano Novo judaico. Ficaram feridas duas pessoas e um dos atiradores palestinos foi morto por militares israelenses. O outro fugiu. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque, perto da dividida Hebron.
– Temos duas pessoas mortas: um homem de 28 anos e um bebê de 2 meses – disse Dror Riechter, do serviço de emergência.
O governo israelense impusera na quinta, dia 25, o bloqueio dos territórios palestinos ocupados, para evitar atentados durante o feriado, que se estende até a noite de domingo.
Palestinos consideram os assentamentos judeus na Cisjordânia e na Faixa de Gaza grandes obstáculos à paz e os atacam regularmente desde o início da Intifada palestina, em setembro de 2000.
A comunidade internacional considera os assentamentos como ilegais, de acordo com leis internacionais. Israel discorda e os colonos dizem ter o direito dado por Deus para viver na Cisjordânia.
Os Estados Unidos, Rússia, União Européia e a Organização das Nações Unidas disseram depois de uma reunião ocorrida em Nova York, na manhã desta sexta, que Israel deve parar de construir assentamentos. Também pediram à Autoridade Palestina para controlar os militantes que realizam ataques contra israelenses.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.