| hmin
O governo japonês decidiu enviar tropas para ajudar na reconstrução do Iraque até o final do ano. A decisão foi anunciada vários meses antes do previsto inicialmente, em decorrência da pressão norte-americana.
O Japão planejava oferecer uma proposta concreta ao presidente George W. Bush durante visita a Tóquio, programada para 17 de outubro. Após sofrer pressão de Bush em várias ligações telefônicas, o primeiro-ministro Junichiro Koizumi teria decidido antecipar a apresentação. A chanceler Yoriko Kawaguchi negou que qualquer decisão já tenha sido tomada, e garantiu que o envido de tropas depende das conclusões de uma missão exploratória atualmente no Iraque.
A contribuição japonesa pode envolver cinco aviões para o transporte de mantimentos e um contingente de 50 a cem soldados em cidades do norte do país que estão sendo fortemente policiadas pelos EUA e são consideradas relativamente seguras.
O envio antecipado das tropas deve causar insatisfação entre os japoneses, que, a exemplo do que ocorre em outros países, temem a ocorrência de muitas baixas no Iraque. Pesquisa feita em julho mostrou que mais da metade dos entrevistados se opunha ao envio de tropas, que são regidas por uma Constituição pacifista e desde 1945 não disparam um tiro em campos de batalha.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.