| hmin
Mais de 300 mil pessoas estão sem eletricidade no litoral da Carolina do Norte e da Virginia, nos Estados Unidos, e centenas de vôos foram cancelados, após a chegada do furacão Isabel nesta quinta, dia 18, ao litoral leste do país. O fenômeno tem ventos de até 160 km/h e chuvas torrenciais.
A borda da tempestade chegou às ilhas Outer Banks, na Carolina do Norte, às 11h (12h em Brasília), e o olho da Isabel estava a 88 quilômetros ao sul de Cape Hatteras, deslocando-se a 24 km/h, com previsão de chegada ao continente durante a tarde.
As empresas aéreas cancelaram quase 700 vôos, a maioria com chegada ou partida nos aeroportos da Carolina do Norte, Virginia e da região de Washington. As rotas dos aviões foram desviadas para que eles fujam da tempestade.
O Isabel está na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, que vai até 5 e mede a capacidade de destruição dos furacões. Nessa categoria, ela pode destruir trailers, telhados, redes elétricas, torres de telefonia celular, além de bloquear estradas com árvores e postes caídos.
A tempestade deve passar ainda sobre a Virginia para então chegar a Washington com ventos de quase 100 km/h, segundo os meteorologistas, que prevêem também tornados e inundações. Nas áreas mais baixas da Virginia e da Carolina do Norte, mais de 200 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas, imersas em inundações de mais de três metros.
Os Estados da Carolina do Norte, Virginia, Maryland, Virginia Ocidental, Delaware e Pensilvânia, além do Distrito de Columbia (Washington), declararam estado de emergência. As escolas estão sem aulas, e os abrigos estão abertos à população.
Com informações da agência Reuters
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.