| hmin
O furacão Isabel perdeu força mas ainda representa forte ameaça à Costa Leste dos EUA. A tempestade está se deslocando pelo oceano Atlântico em direção aos Estados Unidos.
Os ventos máximos do Isabel chegam a 185 quilômetros por hora. Na direção e velocidade atuais, o furacão atingiria o Estado da Carolina do Norte na próxima quinta, dia 18, e depois rumaria para o norte, passando perto de Washington. O Isabel perdeu um pouco de força, mas ainda é classificado como uma tempestade de categoria 3 da escala Saffir-Simpson, que chega a 5. Os furacões de categoria 3 são capazes de arrancar telhados de casas e de formar ondas de 2,5 metros a 3 metros acima do normal.
Segundo os meteorologistas, a tempestade já havia tornado perigoso surfar em parte da costa norte-americana, onde pode atingir milhões de pessoas ao passar por áreas densamente povoadas.
– Essa é uma tempestade grande. Os moradores da Carolina já sentirão os efeitos dela na manhã de quarta-feira – informou Krissy Williams, do centro de furacões.
Moradores de áreas de risco correram para supermercados e lojas de utensílios a fim de aumentar seus estoques de lanternas, baterias, água engarrafada, madeira compensada e outros suprimentos.
Um alerta deve ser divulgado em regiões da Costa Leste norte-americana ainda nesta terça. A Marinha disse que levaria 40 navios e submarinos atracados em Hampton Roads (Virgínia) para o alto-mar a fim de não arriscar danificá-los.
Oficiais da Marinha e da Força Aérea também informaram que aviões de várias bases da região seriam removidos para hangares seguros. O governador da Virgínia, Mark Warner, declarou estado de emergência a fim de preparar seu Estado para o Isabel.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.