| 16/09/2003 18h
Os Estados Unidos vetaram nesta terça, dia 16, uma proposta de resolução na Organização das Nações Unidas (ONU) que exigia que Israel não agredisse nem deportasse o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat. Os norte-americanos reclamaram do fato de o texto não mencionar os grupos palestinos responsáveis por atentados.
A resolução, redigida pelo representante palestino na ONU, Nasser Al Kidwa, e apoiada por governos árabes, exigia "que Israel, como potência ocupante, desista de qualquer ato de deportação e cesse qualquer ameaça à segurança do presidente eleito da Autoridade Palestina".
Após horas de discussões, que não conduziram a nenhum acordo, a proposta teve o voto favorável de 11 dos 15 membros do Conselho de Segurança da entidade. Grã-Bretanha, Alemanha e Bulgária se abstiveram. Acusando Arafat de fomentar a violência, o que ele nega, o governo israelense anunciou na semana passada a intenção de "remover" Yasser Arafat, embora sem dizer como ou quando.
Essa ameaça provocou indignação internacional. Na última segunda, durante um acirrado debate de quase oito horas no Conselho, 40 países condenaram a decisão israelense de se livrar de Arafat.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.