| hmin
A Índia pretende superar o rival Paquistão na atual corrida armamentista utilizando radares israelenses obtidos em um acordo de mais de US$ 1 bilhão. Os equipamentos funcionariam como um sistema de vigilância aérea avançada.
O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, deve viajar para a Índia no domingo, dia 7. Segundo autoridades, os dois países podem assinar, durante a estadia de Sharon, a venda dos sistemas de radar Phalcon.
Com essa tecnologia, grande parte do espaço aéreo paquistanês estaria sob vigilância do vizinho rival. O Paquistão preocupa-se com essa possibilidade e criticou os Estados Unidos por aprovarem a venda.
O Phalcon vindo de Israel pode detectar uma aeronave, mesmo que voando a baixas altitudes, a centenas de quilômetros de distância, sob quaisquer condições meteorológicas, de dia ou de noite. O sistema também consegue interceptar e decodificar transmissões de rádio, antecipando os armamentos que o
inimigo irá usar.
Segundo analistas, o
sistema de vigilância aérea pode levar os militares indianos a lançar ataques contra os ativistas que se opõem ao controle da Índia em parte da Caxemira sem temer uma retaliação da parte do Paquistão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.