| 31/08/2003 21h05min
Dezenas de soldados norte-americanos, apoiados por veículos blindados e helicópteros de combate, vasculhavam neste domingo, dia 31, fazendas nos arredores da cidade iraquiana de Mosul, no norte do país, em busca de seguidores de Saddam Hussein, disseram testemunhas.
Moradores disseram que soldados da 101ª Divisão Aerotransportada intensificaram na última semana sua busca por partidários de Saddam, suspeitos de dirigir uma campanha de guerrilha contra forças norte-americanas. Segundo as testemunhas, soldados em 15 veículos blindados vasculharam um trecho de fazendas nos arredores de Mosul, 350 quilômetros ao norte de Bagdá, enquanto os helicópteros sobrevoavam a região.
O Exército dos Estados Unidos em Bagdá não fez comentários sobre a operação. Os guerrilheiros mataram 65 soldados norte-americanos desde que Washington declarou o fim dos maiores combates no Iraque, em 1º de maio. Autoridades norte-americanas culpam partidários de Saddam e combatentes estrangeiros pelos ataques.
Saddam continua foragido, apesar de uma recompensa de US$ 25 milhões por informações que levem a sua captura. O exército norte-americano lançou várias operações em uma vasta área ao norte da Capital em um esforço para descobrir guerrilheiros e o próprio presidente fugitivo. Autoridades norte-americanas insistem que o ex-ditador iraquiano acabará capturado ou morto.
Com informações da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.