| hmin
Praticamente todos os itens valiosos roubados do Museu de Bagdá foram encontrados em uma caverna secreta. As peças de valor inestimável foram saqueadas durante a guerra no Iraque. A administração liderada pelos Estados Unidos no país divulgou neste sábado, dia 7, a recuperação dos objetos.
Segundo uma equipe de investigadores, cerca de três mil itens ainda estão desaparecidos. As estimativas iniciais informavam o sumiço de 170 mil peças. Grande parte do material roubado não era exposto ao público, mas era utilizado para pesquisa.
– No começo desta semana, 179 caixas, contendo a maioria da coleção para exibição do museu, foram encontradas em segurança em uma galeria secreta – afirmou a administração em um comunicado.
De acordo com as autoridades norte-americanas, a descoberta de oito mil dos mais importantes itens da coleção do museu significa que o trabalho de investigação está chegando ao fim.
A falha das forças norte-americanas em prevenir que o Museu de Bagdá fosse pilhado gerou protestos pelo mundo todo em abril. Os militares das forças de coalizão não impediram que peças históricas fossem roubadas durante os saques ocorridos na capital iraquiana.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.